quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Geraldo Nobre - Aniversário do Professor - Por Instituto do Ceará

Notável jornalista, economista e historiador (Foto Diário do Nordeste)

Geraldo da Silva NOBRE - Nasceu em Morada Nova, 31 de agosto de 1924, filho de João Eduardo Nobre e Pulquéria Silva Nobre. 

Estudou no Colégio Castelo Branco e no Liceu do Ceará. Economista pela Faculdade de Ciências Econômicas do Ceará (turma de 1944). Licenciado em Geografia e História (1953). Redator da “Gazeta de Noticias”. Editorialista do “Correio do Ceará”; também militou no “Mordeste”, “fortaleza” e “Unitário”. Professor da Universidade Federal do Ceará (Faculdade de Ciências Econômicas) e da Universidade Estadual (Faculdade de Filosofia). 

Chefe do Serviço de Imprensa do Governo do Ceará (1967/1971). Diretor do Arquivo Público Estadual-(1981/1994). Fundador e Primeiro Presidente do Centro de Economistas do Ceará, que se transformou posteriormente no Sindicato da classe.

Portador da Medalha do Mérito da Segurança do Trabalho, conferida pelo então Ministro João Goulart. Presidente do Instituto do Ceará. Usou os pseudônimos Adrião Barbosa Aníbal Diniz H. D. e Hagadê.

Publicou mais de 10.000 artigos e comentários, o que, reunido, daria para formar centenas de obras, todas da maior importância para os temas versados. Seu primeiro livro chamou-se Estudo Sobre Antônio Cardoso de Barros,(1968), seguindo-se: Datas e Fatos de 1822. Ceará; A Capital do Ceará; História do Tribunal de Justiça do Ceará; Introdução à História do Jornalismo Cearense; Tibúrcio Rodrigues - A Imprensa e a República; História de Morada Nova (2 volumes); As Oficinas de Carne do Ceará - Uma Solução Local para uma Pecuária em Crise; João da Silva Feijó - Um Naturalista no Ceará; História Eclesiástica do Ceará (primeira parte); Ceará - Energia e Progresso; O Legislativo Cearense - 150 Anos de Atuação; O DNOCS e o Novo Nordeste; Para a História Cultural do Ceará - O Conselho Estadual de Cultura; Amor de Branco em Tráfico de Negro; História Judiciária do Ceará (1° volume); Administração; Universalidade do Pensamento.

 Faleceu em Fortaleza, aos 80 anos, no dia 28 de junho de 2005.

Um dos livros mais brilhantes do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário