quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Trairi CE - Padre Irineu Limaverde

 Breve Biografia



Nasceu na comunidade de Fábrica, no Crato, em 6 de janeiro de 1906, tendo como pais Antônio José Soares e Maria Limaverde Soares. Foi batizado a 4 de abril daquele ano pelo Pe. Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva. Estudou no Seminário São José, na sua cidade, e, no segundo ano, Teologia no Seminário da Prainha, em Fortaleza (1933), ordenando-se no dia 6 de dezembro de 1936 na capela de Santa Conceição, em Santa Fé, na Serra do Araripe, no Crato. No mesmo ano foi indicado e tomou posse como vigário de Areias (atual Tabuleiro do Norte) em 3 de janeiro de 1937. Um ano depois, em 16 de janeiro, assumiu a paróquia de Nossa Senhora de Boa Viagem, na qual não demorou, uma vez chamado para a Freguesia de Trairi, Nossa Senhora do Livramento, onde tomou posse em 6 de março de 1938. Em 31 de janeiro de 1943 assumiu em Aracoiaba e em 14 de fevereiro de 1946 a famosa São José do Ribamar, em Aquiraz.  No mesmo ano retornou a Trairi, onde permaneceu até 17 de fevereiro do 1952. Faleceu no Crato no dia 27 de abril de 1985, aos 79 anos.



 Pe. Limaverde conforme a Historiadora.


 Para a Professora Maria Pia de Salles, Pe. Irineu Limaverde Soares “desenvolveu um trabalho social muito bonito. Formado em Farmácia, ensinou remédios e salvou muitas vidas. Durante os partos preparou Joaninha Mota, a qual tornou-se nossa parteira durante muitos anos. Promoveu as construções das capelas do Gengibre, Estrela e Córrego dos Furtados, iniciando as obras da capela de São Pedro, em Flecheiras”. Na segunda passagem “continuou seu apostolado de fazer o bem aos pobres. Tinha especial cuidado com os agricultores pais de família, arranjando-lhes trabalho nos tempos difíceis. Na parte espiritual, impulsionou a Associação das Filhas de Maria, da qual era diretor, as Cruzadinhas e Catequistas”.  (História da Minha Terra - Gráfica LCR, 1999)




Ata da segunda posse.


Ata de Posse do Revmo Padre Irineu Limaverde na Paróquia de Trairi (segunda vez).


 Aos vinte de junho de mil novecentos e quarenta e seis, dia de Corpus Christi, pelas nove horas, a estação da missa  paroquial procede a leitura da Provisão do Exmo Sr. Arcebispo, D. Antônio de Almeida Lustosa, datada de dezesseis de maio de ano em curso, e assim tomei posse desta Freguesia de Trairi perante as testemunhas abaixo e crescido número de fiéis. E para constar, lavrei a presente ata que assino com as testemunhas.

                                                                               Trairi, 20 de junho de 1946

                                     

                                                                                      Pe. Irineu Limaverde

                                                                                    Antônio Joaquim Barbosa

                                                                                     Raimundo Arlindo Araújo





Pe. Irineu anuncia a visita de D. Almeida Lustosa em 1946.



No próximo mês de outubro, o Exmo Arcebispo D. Antônio de Almeida Lustosa fará a Visita Pastoral a esta Paróquia de Trairi. Espero que todos os paroquianos saibam dar a esta Visita a importância que ela tem. A Bondade Divina se serve sempre destas Visitas para derramar graças abundantes sobre todos os de boa vontade. Procure todos ouvir a palavra de Deus e receber os Santos Sacramentos. Evitem as diversões profanas, sobretudo nos dias da Visita.

 

Itinerário da Visita Pastoral:


 8 de outubro: Chegada em Curral Grande.
9 e 10 de outubro: Permanência em Curral Grande.
11 de outubro: Partida de Curral Grande.
11 de outubro: Chegada em Monte Alverne.
12 e 13 de outubro: Permanência em Monte Alverne.
14 de outubro: Partida de Monte Alverne.
14 de outubro: Chegada a Lagoinha.
15 e 16 de outubro: Permanência e Lagoinha.
17 de outubro: Partida de Lagoinha.
17 de outubro: Chegada a Trairi.
18, 19 e 20 de outubro: Permanência em Trairi.
21 de outubro: Partida de Trairi.
21 de outubro: Chegada a Lavagem.
22 e 23 de outubro: Permanência em Lavagem.
24 de outubro: Partida de Lavagem
24 de outubro: Chegada a Mundaú.
25 e 26: Permanência em Mundaú.
27 de Outubro: Partida de Mundaú.


                                                             Trairi, 23 de setembro de 1946
                                                             Pe. Irineu Limaverde (Vigário)



Nota do Blog: Curral Grande, de N. Sra da Conceição, entre Paraipaba e Paracuru, terra origem do Cel. Antônio Barroso de Souza, primeiro administrador de Trairi. Foi-se com as enchentes do Rio Curu. II: Monte Alverne, sucessora de Passagem do Tigre, a velha Paraipaba tomada pelas águas do Rio Curu. III: Lagoinha, atual praia de Lagoinha (Paraipaba), que pertenceu a Trairi.  IV: Lavagem, atual distrito de Canaan.




Nenhum comentário:

Postar um comentário