terça-feira, 23 de outubro de 2018

Instituto Tonny Ítalo - Ação Social das Crianças e Outubro Rosa 2018


 
Para quem chegou um pouco atrasado a vista lá de cima do Barrocão era envolvente. A fila chegava a 100 metros, evidenciando as previsões da diretoria e colaboradores de que realmente contaríamos com elevado número de pessoas. Um crescimento que evidencia o empenho do voluntariado. Todo um processo elaborado durante reuniões, e delas os contatos, os ofícios em busca de apoios, os apelos pelas redes sociais, e, acima de tudo, muito trabalho individual e coletivo.



 Os esforços não foram em vão. A criançada se esbaldou em mais um evento da qual a protagonista. Divertiram-se em cada brinquedo, degustaram dos lanches, interagiram nas diversas oficinas. Pelas imagens, o Instituto e a sua gente, pequenos com seus pais, parentes e amigos, numa alegria contagiante, a qual todos os parceiros são os grandes ativos do prazeroso retorno social. A fotografia desse momento, porém, leva-nos a refletir sobre os caminhos percorridos, as adversidades inerentes ao mundo ambicioso e injusto, buscando os melhores meios, as alternativas mais viáveis para a concretização de um evento pela vida.


 No meio do caminho pisamos em espinhos, mas seguimos em frente. Foram meses de muito trabalho, dificuldades financeiras e testemunhas do grande problema mundial, a violência. Perdemos alguns colaboradores por causa dela, pessoas que participaram de nossos eventos vítimas de um mal que nos amargura, o tráfico de drogas e suas consequências arrasadoras. E como as nossas ações visam alternativas para afastar os núcleos familiares desse mal nos assola, precisamos agir e resgatar valores através da educação e da arte.





 Concluímos, felizes, que das palestras e contatos diretos, efetivou-se mais retorno por parte dos assistidos, que ajudam na limpeza e manutenção do sítio. Por isso, numa localização privilegiada, esse asseio, em meio ao privilégio do contato com a natureza, nos é recompensado pelas observações dos transeuntes e visitantes, elogiando o espaço como o mais belo da região. 

A maior temática foi a paz. Nas paredes, nas árvores, pinturas de rostos, em todas as direções a constatação do foco, que veio neste ano a contento. Como exemplo foi a apresentação musical de Tia Vera, do Projeto A Casa dos Sonhos, em todos os matizes a práxis do evento: paz.


 
Ponto alto, e, para muitos, surpreendente, a Oficina de Bordado, aos cuidados da professora Lúcia, com forte participação da criançada masculina, oferecendo oportunidade de contato e prática com a arte nordestina.  Foi das mais concorridas e aplaudidas, assim como a terapeuta Camila, com as suas habilidades de esteticista. Já o Espaço Saudável nos proporcionou um espaço ao acolhimento psicológico com a Dra. Débora Pio, sendo importante ressaltar as presenças do casal de médicos cubanos João Almeida /Taís Matos e da presidenta da AFBNB, Rita Josina, nossa colaborara em todos os eventos, do Conselho Fiscal do InsTI.

Diante da interação entre as parcerias na realização do evento(Fórum de Mulheres no Fisco e Voluntários da Alegria) fortaleceu-se com uma experiência mais rica e organizada, resultando em rostos infantis como em sonhos, numa felicidade que poderia ser duradoura.  Uma comunidade ciente de que o espaço do Instituto Tonny Ítalo se consolidou como a via de intermediação dela com os objetos de sustentação social. Provou-se que cada morador é um articulador desse intercâmbio entre os dilemas coletivos e as soluções, daí a responsabilidade em preservá-lo.




 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário