sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Futebol Cearense - José Silveira, o Homem que Trouxe o 'Balão" da Suíça

Futebol do Ceará nasceu na Suíça - Jornal Correio do Ceará, 18/02/1963

Amor ao esporte abriu caminho ao profissionalismo - Por Teixeira Cruz




José Silveira. Levou o futebol ao Ceará em 1902
(Foto e matéria Correio do Ceará)


O chamado Esporte - Rei, que leva hoje incalculáveis multidões aos estádios, onde são ovacionados os ídolos do esporte campeão do mundo, o “rush” de um Saulzinho, as fintas desconcertantes de um Garrincha, os piques monumentais de Pelé, esse futebol que faz com que todo o subúrbio esqueça a crucial crise que nos atinge, que faz esquecer os s sucessivo aumentos do pão, do arroz e do feijão, o futebol – paixão do brasileiro, que faz conhecido o Brasil no exterior, segundo alguns, a única cousa séria deste país, tem uma longa história em uma terra. Nesta reportagem, procuraremos contribuir para subsidiar a história do futebol  cearense.


Como foi introduzido o futebol na nossa terra


 José Silveira, jovem cearense, sequioso de saber e de conhecer outras terras, outros costumes, partiu aos 15 anos, em 1899, para a Europa, indo parar na suíça Alemã, no Cantão de Sgallen, onde ingressou no Instituto Internacional Dr. Schmidt, que abrigava jovens  de todas as nacionalidades. Então, fez parte da equipe futebolística do Instituto, que era o Rosemberg Futebol Clube, onde atuava de center-half (meia, geralmente o camisa 5). Esse esquadrão era considerado o segundo da suíça, sendo batido apenas pela equipe do Grassopers (Gafanhotos) Futebol Clube, de Zurique. José Silveira foi o único cearense a atuar em gramados de Londres e Liverpool, defendendo os quadros suíços.


O Regresso à Taba  


Regressando a Fortaleza, em 1902, José Silveira trouxe a tiracolo dois “balões” de futebol, um livrinho de regras e sua indumentária de jogador de “association”. Mas tão logo chegou, viu-se às voltas com o problema dos jogadores, pois aqui ninguém jogava nem de leve futebol. Foi então que lembrou-se dos ingleses aqui residentes (é raro o inglês que não bata a sua bolinha). Entrou em contato com Nottingharn, sócio da firma Leite Barbosa, foi ao Cabo submarino e requisitou o apoio, para a empreitada pioneira, dos engenheiros dali, Mister Furlay, senior e Philips. No Gasômetro, integrou-se com os também engenheiros ingleses, Milly, Moise, Ferraby e Corlay, além de Mister Bleasby, das obras do Cais do Porto.  


Primeiros Bate - Bolas


 Convidou, então, Zé Silveira, os cearenses Marcondes Ferraz, Júlio Sá, Prisco Cruz, J. Queiroz e J. Henrique para comporem o time do Ceará Futebol Clube, de cearenses, e o segundo time de ingleses, que venceram por 2x1, cuja partida foi realizada defronte ao antigo Gasômetro, tendo a realização publicada no jornal “A República”, em maio de 1903. Os ingleses contaram com os jogadores citados e mais alguns que na época estavam a bordo ao largo, pois ainda não contavam com coisas contável.

 Para presenciar esse primeiro “match”, foi boa a afluência de pessoas. No entanto, disse-nos Zé Silveira: “o povo naqueles recuados anos foi desfavorável ao futebol. Os velhos verberaram contra,e  as senhoritas repararam em ver os homens com as canelas de fora, um desplante, mas depois,com a continuação, foram se acostumando e hoje éo que se vê: o povo só falta enlouquecer nos estádios”.
 O Ceará Futebol Clube existiu durante quase dois anos. Em 1905 desapareceu o futebol no Ceará para reaparecer em 1908, com a chegada de vários cearenses que também residiram na suíça. Essa turma, tendo à frente o jovem João Gentil, fundou o Stella Futebol Clube – o mesmo nome do time em que jogavam na suíça,contando com os seguintes elementos: Pedro Albano, Adriano Deodato Martins, José Raymundo Costa, Oscar Loureiro, José silveira, João Gentil, Capitão Atualpa, Menescal e Paulo Menescal. Jogavam no segundo plano do Passeio Público e treinavam onde hoje é a Praça da Lagoinha.


1915 e 1918: Ceará e Fortaleza.


Aproveitando elementos do time do Ceará Futebol Clube, o atual Sporting Clube foi organizado em 1915 pelo Dr. Sílvio Gentil Lima. Outro grupo de desportistas reorganizou o primitivo time do Stella Futebol Clube com outro nome, o do Fortaleza Esporte Clube, em 1918. Assim nasceram o tradicional “Vovô de nossas canchas” e o popular “Tricolor de Aço”.



O Stella Futebol Clube, time cearense homônimo ao suíço em que os cearenses jogavam, deu origem ao Fortaleza E. C. José Silveira é o n° 6. (Foto Aba Film)


Quem é José Silveira


 José Silveira, introdutor do futebol no Ceará, nasceu em Fortaleza em 1884. Fez estudos primários na capital cearense e o curso de madureza na suíça Alemã. Regressando à sua terra natal, ingressou na Faculdade de Direito. Em 1909, conquistou o seu pergaminho de doutor em Direito.
 Foi professor durante quase cinquenta anos, incluindo no velho Liceu e na Escola Normal. Poliglota, falando e escrevendo cinco línguas: francês, inglês, alemão, espanhol e italiano, traduzindo esses idiomas desde 1906.
Com oitenta anos bem vividos, aposentado na cadeira de espanhol do Liceu, o velho professor, ainda rijo e lúcido, diz: ”sou um veterano no magistério, e dediquei a minha vida ao nobre ofício de ensinar, mas faço questão de frisar: nunca pedi um emprego ou posição, e devido ao meu retraimento, sempre fui um esquecido”.



Nota do Blog :


José Agnelo da Silveira. Fortaleza, 29/09/1884 - 18/07/1968. Pais: José Maria Silveira e Maria da Glória Carneiro Silveira, portugueses.


Deputado estadual e prefeito de Trairi CE na década de 1920.


Tradutor Público do Estado do Ceará. Chegou a traduzir norueguês, sueco, árabe, russo e holandês, além das cinco línguas citadas, as quais falava fluentemente.


Professor do Colégio Colombo, antigo Colégio Nogueira.
Professor da Escola Fênix Caixeiral.
Professor do Ginásio São Luiz.
Professor do Liceu do Ceará.
Professor da Escola Normal D. Pedro II, posteriormente Colégio Estadual Justiniano de Serpa.
Professor da Escola Doméstica de Fortaleza.
Professor do Ginásio Fortaleza.
Professor do Ginásio Americano.
Professor do Colégio Juvenal de Carvalho.
Professor do Ginásio Santa Maria.


O Gasômetro, de hidrogênio, que iluminava  Fortaleza, mantido pela Ceará Gás Company Limited (Inglaterra), foi inaugurado em 1867. Localizava-se no lado norte, terceiro plano do Passeio Público, descida para a praia, num terreno cedido pela Santa Casa. Seus funcionários, ingleses, jogavam futebol antes da empreitada no Ceará. Entende-se que as primeiras partidas de futebol foram realizadas em espaço limitado.


Em 2 de junho de 1914, surgiu o Rio Branco F. C., durante reunião na residência de Luís Esteves Junior, na rua Tristão Gonçalves, 6. No ano seguinte, na data comemorativa ao primeiro aniversário, uma assembléia alterou o nome para Ceará Sporting Club, à frente o Dr. Sílvio Gentil Lima. Portanto, não confundir com o primeiro time cearense, Ceará Futebol Clube.






2 comentários:

  1. Isso meu cao Lucas Junior. José da Silveira com tantos afazeres ainda exerceu o caro de Prefeito de nossa cidade.Por indicação com certeza. José da Silveira é nome de rua no centro de Trairi. Justa homenagem.

    ResponderExcluir