quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Trairi - O Município nos Anos 1900

Trahiry - Almanach dos Municípios - 1908


Rio das Trahyras, de Trahyra peixe d’este nome y água - José de Alencar, Iracema.
A villa é marginada ao sul pelo rio Thahiry. Existem no município as povoações de Mundahú, Lavagem e Belém.
Na sede há duas ruas chamadas Dr. Accioly e Cel. João Cordeiro, e praças da Matriz, Dr. Campello e Cel. Barroso.
Os únicos edifícios dignos são a Matriz e a Cadeia.
As feiras do Trahiry realisam-se aos domingos com uma concorrencia de duzentas pessoas mais ou menos, contando-se: carne a 600 réis; peixe 500 réis; farinha 80 réis (litro); milho 140 réis (dito); feijão 200 réis (dito); rapadura 100 réis (uma), aguardente 2#500 réi (canada).

O commercio é representado pelas seguintes firmas: Fortunato Barroso Cordeiro, Antero de Oliveira Rôla, Aristides Galdino da Silva, Canuto Camerino  Mariseira e Bernardino José Rodrigues, estes dois últimos  no Mundahú.


Almanach dos Municípios 1908. Os dados são anteriores ao ano citado.



Sítios com engenhos de ferro: Estrella, de Luiza Ferreira dos Santos Xavier; Conceição, de Apolinário Dias de Senna; Manguinho, de João Barbosa de Amorim;  Barrinha, de José Fernandes Braga; Criancó, de Fortunato Barroso Cordeiro; Criancó, de João Alves da Silva; Bom, de Manoel Simplício Damasceno; Mundo Novo, de Vicente Ferreira Néry; Mundo Novo, de Maria de Sousa Souto; Lavagem, de Francisco Ferreira da Cunha; Gangorra e Palmané, de Raymundo Ferreira da Cunha, Gangorra e Lavagem: Raymundo Ferreira dos Santos.




Câmara Municipal – Intendente, Francisco Ribeiro da Cunha; Presidente, Cel.  Anastácio Tabosa Braga; vereadores: José Joaquim de Gouveia, Anacleto de Castro Jatahy, José Thomaz de Paula, Luiz de Souza Machado; Raymundo Nonnato da Paixão, Manoel Pereira da Costa e José Fernandes Braga.

A agencia do correio está a cargo de D. Francisca Xavier Pereira. Recebe malas as quintas-feiras.
A principal fonte de riqueza do municipio consiste em peixes, gados e lavoura, constando esta em milho,arrox, feijão,farinha,algodão e canna.

Na villa do Trahiry nasceu o poeta Álvaro Martins, auctor dos “Pescadores  da Tahyba” e de outras producções de incontestavel merecimento litterario.

Análise dos nomes citados:


Lavagem: Atual Canaan, distrito de Trairi.
Belém: Antiga Natividade, hoje Cemoaba, distrito de Tururu CE. Origem da família Barbosa.
Accioly: Antônio Pinto Nogueira Accioly. Presidente da Província e do Partido Republicano Conservador no Ceará (1896 – 1912)
Cel. João Cordeiro: Comerciante, líder do movimento abolicionista no Ceará (Sociedade Cearense Libertadora), deputado, senador, chegando a governar a província.
Dr. Campello: Francisco da Rocha Campello, Juiz. Destacou-se na luta por ajuda aos flagelados da seca de 1877-1879.
Cel. Barroso: Antônio Barroso de Souza, primeiro juiz de Trairi. Foi intendente e presidente do Conselho de Intendência na época da grande seca de 1877-1879. Suas terras situavam-se na parte sul do Estrela.
Fortunado Barroso Cordeiro: Vereador, sobrinho do coronel Antônio Barroso de Souza. A rua “de baixo” denominou-se seu nome, primeiro morador do prédio onde se instalou, futuramente, o Fórum.
Antero de Oliveira Rôla: Comerciante, vereador e neto de Manoel de Oliveira Rôla, proprietário da fazenda Taboca, em Imperatriz (Itapipoca).
Aristides Galdino da Silva: Conhecido como Seu Mirista, comerciante, filho do português Francisco Galdino da Silva, o Chico Viturino.
Canuto Camerino  Mariseira: Vereador, comerciante de carnes e peixes.
Bernardino José Rodrigues: Comerciante descendente de Bernardo Soares de Almeida (Mundaú). O Rodrigues vem da família da avó, Joana, de Cascavel CE.
Luiza Ferreira dos Santos Xavier: Esposa de Francisco Ferreira da Cunha, filho do farmacêutico Joaquim Thomaz da Cunha (Marinheiro Cunha).
Apolinário Dias de Senna: Patriarca dos Dias (Neco) e Sena (Vara), que povoaram a vila de Guajerú.
João Barbosa de Amorim: Vereador, filho do português Manoel Barbosa de Amorim.
José Fernandes Braga: Vereador, filho do Intendente Anastácio Braga.
João Alves da Silva: Genro de Joaquim Thomaz da Cunha, rico comerciante e boêmio. Casou-se duas vezes.
Manoel Simplício Damasceno: Fazendeiro de origem de Passagem do Tigre (Paraipaba).
Vicente Ferreira Néry: Patriarca da família Neri.
Maria de Sousa Souto:  Herdeira dos primeiros povoadores do Mundo Novo.
Francisco Ferreira da Cunha: Gangorra. Vereador, de Canaan.
Raymundo Ferreira da Cunha: Coronel da Guarda Nacional e vereador.
Raymundo Ferreira dos Santos: De Canaan, acreditamos tratar-se do anterior.
Francisco Ribeiro da Cunha: Intendente, teve que abandonar o cargo de vereador para não acumular duas funções.
Cel.  Anastácio Tabosa Braga: Presidente da Comissão de Intendência (Câmara de Vereadores). Não confundir com Anastácio Alves Braga, fazendeiro e política de Itapipoca, assassinado à balas.
José Joaquim de Gouveia: Um dos primeiros professores (para homens de Trairi) e Presidente da Comissão de Intendência (Câmara de Vereadores).
Anacleto de Castro Jatahy: Vereador da região das Lages/Gualdrapas. Industrial que comandava a fábrica de beneficiamento de algodão daquela comunidade.
José Thomaz de Paula: Vereador.
Luiz de Souza Machado:  Tio Lulu, do Genipapeiro. Vereador, casado com Modesta Tolentino Chaves, filha de Nicolau Tolentino Chaves. Juntando as famílias, Machado e Chaves, eram donas das terras que iam do Córrego da Onça ao Genipapeiro.
Raymundo Nonato da Paixão: Vereador e comerciante do Mundaú.
Manoel Pereira da Costa: Vereador, da família dos três irmãos que chegaram de Portugal: José Francisco (Tio Cazuza), Isaías e Manoel Pereira. De Murimbeca.
Francisca Xavier Pereira: Famosa costureira, filha de Manoel Francisco Pereira com a segunda esposa, Florisminda. Sua sobrinha, Madrinha Morena, a substituiu nos Correios.
Álvaro Martins: Poeta e jornalista, membro-fundador dos grêmios literários Padaria Espiritual e Centro Literário. Suas quadras de rimas são consideradas das mais perfeitas, segundo os críticos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário